quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

MST cobra R$ 20 para manter cadastro em Fazenda de Eunício

ocupacao_na_fazenda_santa_monica66823
O Movimento Rural dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que ocupa há meses a Fazenda Santa Mônica, em Goiás, de propriedade do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), montou guaritas e colocou “seguranças” armados com espingardas. O MST já cadastrou 1.500 famílias que aguardam a desapropriação da Fazenda e cada uma paga R$ 20,00 para manter o nome na lista. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24) pela coluna Esplanada do colunista Leandro Mazzini, do site UOL

Segundo o jornalista, o MST tem tanta confiança na desapropriação que convoca militância na região. Muitos profissionais autônomos, que nunca pegaram numa enxada, entraram na lista. O juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga, titular da Comarca de Corumbá de Goiás, chegou a ordenar a desocupação da Fazenda, mas o desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás Marcus da Costa suspendeu a medida.
Agora as negociações entre o governo e o MST estão sendo feitos pelo Ouvidor Agrário Nacional, Gercino José da Silva Filho, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Segundo ele, não há a possibilidade de o imóvel se tornar um assentamento.
“Primeiro, o imóvel não pode ser desapropiado para o assentamento porque se encontra ocupado, o que a lei não permite. E o Incra não pode comprar o imóvel porque o senador Eunício Oliveira, consultado pelo próprio ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, disse que não tinha interesse em vendê-lo”, informou Gercino Filho.
O ouvidor disse ainda que o Incra tenta comprar imóveis na região e está estudando a possibilidade de outras áreas da fazenda serem desapropriadas. “Se não encontrarmos alternativas, os trabalhadores terão que deixar o imóvel e ir para uma área de acampamento ou para outra área que o Incra tenha posse. Nós estamos com a esperança deles desocuparem pacificamente e não precisar da força policial”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...