sábado, 31 de janeiro de 2015

Camilo instituiu o diálogo e tenta aumentar crédito

arnon
A estratégia de receber, em reunião, no Palácio da Abolição, os deputados estaduais e federais, marcou os primeiros dias de Governo de Camilo Santana (PT). A iniciativa, além de dar uma característica de maior aproximação com a classe política – diferente do antecessor Cid Gomes (PROS), foi adotada pelo Governador Camilo Santana para aumentar o crédito junto aos parlamentares, principalmente, os de oposição.
Aumentar o crédito significa adiar por mais tempo uma oposição mais dura e com cobranças ao Governo. A agenda, porém, vai antecipar fatos e a nova legislatura que começa, neste domingo, com a primeira sessão plenária na segunda-feira, dia 2, tem muitos fatos negativos. O maior de todos é a suspensão da refinaria no Pecém.
A decisão, oficializada pela Petrobras, enterrou sonhos de lideranças empresariais e políticas, de pequenos e médios comerciantes e donos de pousadas em praias da área portuária do Pecém, como nas cidades de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Paracuru e Trairi.

Sem refinaria, perde-se, nesse momento, o caminho aberto para o Ceará transformar de formar radical a sua matriz econômica. Nesse sonho, ficaram para trás, também, investimentos superiores a R$ 700 milhões. As obras de infraestrutura, urbanização da área residencial da comunidade indígena Anacé, por exemplo, são o prato cheio de cobranças pelo Ministério Público e pelos deputados estaduais.
A refinaria será, sem dúvidas, um dos primeiros assuntos dos discursos dos parlamentares de oposição aos Governos Estadual e Federal na Assembleia Legislativa. A oposição tem panos para as mangas: crise na área de saúde, atraso no pagamento das
construtoras e ameaça de demissão de trabalhadores em canteiros de obras realizadas pelos Governos Estadual e Federal.
No entender da oposição, Camilo tem diálogo, mas apenas com conversa e pedido de trégua não conseguirá adiar por muito tempo a ânsia e o desejo de cobranças da oposição. Afinal, o Governo não é novo, mas sim de continuidade. As heranças do passado – boas ou ruins, entrarão na agenda do Legislativo Estadual a partir deste final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...