sexta-feira, 17 de abril de 2015

Criação de novas vagas de táxi na Capital será discutida por comissão

Resultado de imagem para taxis de fortaleza
Uma nova licitação para criação de vagas de táxi em Fortaleza deverá ser discutida por uma comissão composta por representantes dos taxistas credenciados e dos chamados “alternativos”. A mediação ficará por conta da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). A decisão foi acertada após reunião com o prefeito Roberto Cláudio (Pros), na tarde de ontem, no Paço Municipal.
 O grupo, integrado por três membros do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditáxi) e três da Associação dos Motoristas Autônomos Complementares e Similares de Fortaleza (Amacof), tem o prazo de até 15 de maio para concluir as discussões e apresentar propostas para tentar resolver a demanda na Capital.
Conforme o titular da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), João Pupo, o último edital, que disponibilizou 490 vagas, não contou com um número maior de oportunidades, porque a Lei Orgânica do Município prevê uma relação de uma vaga a cada grupo de 500 habitantes.

“Essa comissão vai, portanto, avaliar qual seria a relação população-táxi mais adequada”, explica. O secretário acrescenta que serão apreciadas referências de outras cidades. “Em São Paulo, há municípios com relação de uma vaga para 300. No Rio, onde o sistema é mais denso, chega na casa de 280”, descreve.
De acordo com o presidente do Sinditáxi, Vicente de Paula, o prefeito chegou a propor na reunião que os novos regulamentados atuem por bairros, usando sistema de GPS, para dar segurança ao trabalhador. Para o presidente da Amacof, Edmilson Rodrigues, 
“essas ideias ainda precisam ser discutidas”.
A associação, criada em outubro do ano passado, agrega 1.200 profissionais. Os preços das corridas são tabelados, considerando a origem e o destino. Os “táxis amigos” defendem que trabalham apenas na periferia, onde, conforme criticam, os profissionais regulares não atuam. O presidente do Sinditáxi não reconhece que um lado da cidade estaria desassistido. “Inclusive um companheiro nosso morreu assassinado recentemente no Conjunto Palmeiras”, alega. Segundo a Etufor, há uma equipe volante 24 horas para coibir a atuação de clandestinos.

Na última licitação, foram inscritas 3.985 propostas na fase inicial de habilitação. As novas vagas estão divididas em três categorias: 451 convencionais, 30 especiais para aeroporto e nove para o serviço de táxi adaptado. Dos novos 490 motoristas, 150 já estão transitando. De acordo com a Prefeitura, Fortaleza terá com 4.886 táxis até junho.
Com informações do Jornal o Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...