quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Presos cavam túnel e mais de 15 detentos fogem da CPPL I em Itaitinga


Detentos de duas celas da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, a CPPL I, em Itaitinga, conseguiram fugir através de um túnel feito na rua C do pavilhão 3, que abriga 70 internos. De acordo com Valdemiro Barbosa, presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE), a fuga foi constatada quando agentes penitenciários entraram no local nesta quinta-feira (24/09) por conta do café da manhã.
Uma contagem deve ser feita ainda nesta manhã para se ter a certeza do número de quantos fugiram, mas, conforme Barbosa, como foram duas celas, estima-se que pelo menos 16 presos tenham conseguido fugir. O presidente do Sindasp-CE também explica que, como o número do efetivo de agentes é bastante reduzido na unidade, com apenas 8 encarregados a cada plantão de 24 horas, é difícil fazer vistorias regulares nas celas para verificar a situação física das mesmas e evitar este tipo de situação.

“Como o numero de agentes ta muito reduzido, as vistorias deixam de ser feitas. Se tivéssemos um efetivo de 30 ou 40 agentes, essas visitas antifugas seriam feitas todos os dias”, ressalta. Os agentes plantonistas precisaram recuar e acionaram viaturas de apoio para realizar a contagem, a fim de evitar um possível conflito caso algum preso esteja solto no pavilhão.
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) deve se pronunciar através de nota ainda nesta quinta-feira.
Efetivo reduzido
De acordo com Valdemiro Barbosa, a CPPL I está superlotada. Com capacidade para 950 presos, a unidade prisional abriga, atualmente, cerca de 1.400 reclusos. Como o efetivo de agentes é reduzido, eles ficam sobrecarregados e, por isso, as tentativas de fugas têm se tornado comum. Em junho deste ano, outro túnel foi descoberto no mesmo pavilhão da CPPL 1.
Ele explica, ainda, que ontem, representantes do Sindasp-CE estiveram no Palácio da Abolição e conseguiram agendar uma reunião com o governador do Ceará, Camilo Santana, para explicar a situação. Para ele, é preciso que haja uma reestruturação do sistema prisional, com aquisição de novas armas e viaturas, além da efetivação de 2 mil novos agentes. “A situação é complicada, mas o Governo está acessível e a gente espera que, nesse encontro, aconteçam as melhoras”, afirma.
Com informações do site Ceará agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...