quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Reviravolta no Eusébio: Acilon disputará Prefeitura em 2016

Responsável por transformações econômicas e sociais na cidade do Eusébio, entre 2005 e 2013, o médico e ex-prefeito Acilon Gonçalves será candidato à Prefeitura do Município nas eleições de outubro deste ano. O prefeito Júnior, que exerce o primeiro mandato enfrenta desgaste político e administrativo e, para não colocar em risco o projeto de poder construído pelo tio e ex-prefeito, não concorrerá ao pleito deste ano.
Considerado a maior liderança política do Eusébio nos últimos 20 anos, Acilon elegeu o sobrinho Júnior como sucessor em 2012. Jovem, sem experiência política e desconhecido das lideranças comunitárias e dos eleitores, Júnior surfou na onda favorável a Acilon, que construiu a carreira política a partir de dois mandatos de vereador em Fortaleza e, depois, como deputado estadual.

Filiado ao PDT, Acilon concorreu, em 2004, pela primeira vez, à Prefeitura do Eusébio, venceu a disputa contra o então candidato apoiado pelo prefeito Edson Sá, Raimundo Damasceno (PMDB). A campanha foi uma das mais acirradas e, ao final da disputa, Acilon recebeu 13.345 votos, ficando Damasceno, em segundo lugar, com 9.188.
Quatro anos depois, Acilon concorreu à reeleição e, na disputa, se aliou ao grupo do ex-prefeito Edson Sá. Edson saiu do Eusébio para vencer a eleição de prefeito da cidade de Aquiraz e deixou uma filha como candidata a vice na chapa encabeçada por Acilon Gonçalves.  A disputa se deu contra o então vice-prefeito de Acilon no primeiro mandato, o empresário Manoel Linhares. Foi um massacre nas urnas: Acilon somou 18.170 votos, e Manoel, 3.765 votos.
A aliança entre Acilon e Edson foi rompida em 2012.  Edson desiste da reeleição em Aquiraz, volta com o domicílio eleitoral para a cidade do Eusébio e concorre, pelo PMDB, à Prefeitura. Acilon lança o jovem e médico desconhecido Júnior e o elege com 15.145 votos, ficando Edson Sá, em segundo lugar, com 10.816 votos.
Hoje, Acilon é filiado ao PEN (Partido Ecológico Nacional), que tem o seu filho, Bruno, como representante na Assembleia Legislativa. O partido abriga, também, o atual prefeito do Eusébio, José Arimatéia Júnior. Sobre a sucessão em 2016, Acilon não oficializou à pré-candidatura, nem o prefeito Júnior fala sobre desistência da reeleição. Nos bastidores políticos do Eusébio, porém, os aliados de Acilon o tem como candidato a prefeito.
Matéria do site Ceará agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...