quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Justiça francesa vai julgar Maluf por lavagem de dinheiro e bando organizado


O ex-prefeito de São Paulo será julgado pela Justiça francesa no dia 13 de março de 2015. A informação foi publicada nesta quarta-feira (12) pela revista Época. Segundo a publicação,  o Tribunal Correcional de Paris analisará se Maluf é culpado dos crimes de lavagem de dinheiro e bando organizado.
A acusação é que Maluf teria movimentado por lá 1,7 milhão de euros, o equivalente a R$ 5,4 milhões. Os recursos teriam como origem desvios durante sua gestão à frente da prefeitura. Maluf já foi detido na França. Isso ocorreu em 24 de julho de 2003, quando tentou movimentar a conta alvo da investigação em uma agência do banco Crédit Agricole na Champs Elysées,a famosa avenida parisiense.

Maluf não deverá estar presente no julgamento. Se deixar o Brasil, ele pode ser preso e extraditado para os Estados Unidos. Maluf integra, desde 2010, uma lista de procurados pela Interpol a pedido da Justiça de Nova York. Para as autoridades dos Estados Unidos, o ex-prefeito usou instituições bancárias americanas para lavar dinheiro desviado de obras no município de São Paulo. Os recursos depois foram transferidos para a Ilha de Jersey, um paraíso fiscal localizado no canal da Mancha. Lá, Maluf foi alvo de outra condenação. Desta vez, a ressarcir financeiramente os contribuintes pelos prejuízos causados. Há outros procedimentos judiciais contra Maluf em andamento também na Suíça e em Luxemburgo.
Mesmo tendo recebido cerca de 250 mil votos na última eleição para a Câmara dos Deputados, Maluf poderá não exercer o mandato na próxima legislatura. Ele é considerado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como ficha suja. Maluf recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão do TSE e aguarda a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...